Trabalhando valores - sugestões de
atividades
- Expor o projeto e explicar
como será trabalhado durante o ano letivo, através da dinâmica do jogo das
virtudes.
- Montar a escada dos valores
para cada turma envolvida.
- Assistir a fita de vídeo Na
era do gelo. Um filme que aborda muito bem a amizade, o companheirismo, a
honestidade e a ajuda ao próximo.
- Leitura de textos
informativos e fábulas envolvendo os valores trabalhados.
- Atividades referentes ao
temas trabalhados, como: cruzadinhas, desenhos, produções textuais,
interpretações, etc.
- Avaliar semanalmente a
evolução do projeto com as turmas, verificar se houve progressos, se não
houve, quais os motivos.
- Avaliação semanal do projeto
pelos professores envolvidos, supervisão e orientação, tomando as medidas
cabíveis para o sucesso do projeto.
- Utilizar-se de música
ambiente nas atividades.
- Realizar dinâmicas,
trabalhando reflexão e conscientização de valores, comportamento e
atitudes.
- Confecção de murais sobre
valores fixados pela escola.
- Conversas informais – aproveitando
acontecimentos do dia-a-dia.
- Relatos de experiências –
atitudes de ajuda ao próximo.
- Identificar, registrar e
praticar outros valores, que adicionaremos às atividades e ao nosso
dicionário.
- Confeccionar Dicionário dos
Valores – Montar um livrinho registrando o valor e o significado dele
encontrado no dicionário.
- Registrar semanalmente os
erros, acertos e mudanças ocorridas.
- Na escada dos valores, à
medida que os objetivos forem alcançados pelos alunos, a turma que chegar
primeiro no topo da escada, receberá como prêmio, uma tarde de cinema,
pipoca e refrigerante.
- Ao término, recomeçamos a
escada dos valores novamente. (isto se o os degraus forem preenchidos até
o final do ano letivo).
- Paralelamente, acontecerá
leitura semanal do livro Soprinho no Bosque Encantado, seguido de desenho
da cena em questão, aonde a cada semana irão completando os quadros, à
medida que o projeto se desenvolve.
- Terminada a leitura do livro
e os desenhos prontos, será reconstruída coletivamente a história,
baseando-se nos desenhos realizados.
- Cada aluno fará o seu
comentário do: “como era antes” e “como é agora”.
- Montar um livro por sala,
escolhendo os melhores desenhos.
ATIVIDADES:
"O aprendizado de valores: base para a formação do cidadão."
Valores a serem trabalhados:
AMIZADE – COOPERAÇÃO – RESPEITO – RESPONSABILIDADE – DISCIPLINA – HONESTIDADE – PACIÊNCIA – DEDICAÇÃO – PARTILHA – COMPANHEIRISMO.
Histórias – a coleção: Se ligue em você, do Tio Gaspa, Centro de Estudos Vida e Consciência Editora Ltda. Alguns contos e fábulas de Esopo e La Fontaine.
“Fitas de Vídeo – “Na era do gelo”, “Direitos do Coração”, Paulinas Vídeo e “Smilingüido em Moda Amarela”, Editora Luz e Vida, “Desenhos do Pokémon”, ‘Doze é Demais”.
"O aprendizado de valores: base para a formação do cidadão."
Valores a serem trabalhados:
AMIZADE – COOPERAÇÃO – RESPEITO – RESPONSABILIDADE – DISCIPLINA – HONESTIDADE – PACIÊNCIA – DEDICAÇÃO – PARTILHA – COMPANHEIRISMO.
Histórias – a coleção: Se ligue em você, do Tio Gaspa, Centro de Estudos Vida e Consciência Editora Ltda. Alguns contos e fábulas de Esopo e La Fontaine.
“Fitas de Vídeo – “Na era do gelo”, “Direitos do Coração”, Paulinas Vídeo e “Smilingüido em Moda Amarela”, Editora Luz e Vida, “Desenhos do Pokémon”, ‘Doze é Demais”.
Dinâmicas de Grupo
Jogo das Virtudes
Baseado na atividade proposta por Selma Said em seu livro "Meu Coração Perguntou", Ed. Vozes.
Objetivo: Compreender algumas virtudes e seu papel na nossa evolução da vida.
Idade Sugerida: De 10 a 14 anos.
Material: Folha de papel Kraft, cola, tiras de papel, canetinhas, folha de questões e respostas (para o coordenador).
1) Divida a turma em duas ou três equipes e desenhe, numa folha de papel Kraft, uma escada de dez degraus para cada uma.
2) Entregue dez tiras de papel para cada equipe escrever suas respostas. As tiras devem ser da mesma altura dos degraus e largas o suficiente para caberem as palavras.
3) Explique que vamos fazer um jogo. Você dará algumas pistas para descobrir o nome de uma virtude. Cada equipe terá 20 segundos para dialogar e responder, numa palavra, a que virtude você está se referindo. Veja abaixo as dez questões e respostas:
Recreio com cores
O professor deve preparar cartões
coloridos de acordo com o número de alunos.
Exemplo: 04 cartões de cada cor –
azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los
aleatoriamente entre 24 crianças.
Propõe então, um recreio diferente:
" Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a
mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos
conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno,
conversaremos sobre as experiências de cada grupo."
A professora distribui os cartões e
solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos
grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o
que existe nessa cor...)
A reflexão após o recreio é de
extrema importância para a construção de alguns valores
Correio da Amizade
Sortear entre os colegas um
"Amigo Secreto", escrever para ele;
A turma e a professora vão até o
correio e esperam pelo momento da revelação em casa, ou seja, o dia em que as
correspondências chegarem nas residências de cada um!
Cada turma fixa uma caixa de correio (feita de caixa de sapato) no lado de fora da porta da sala de aula.
Cada turma fixa uma caixa de correio (feita de caixa de sapato) no lado de fora da porta da sala de aula.
Durante um determinado período, as
turmas vão trocando correspondências.
Para culminar o trabalho, pode-se
planejar um piquenique entre elas.
Cada criança escreve um bilhetinho para um colega que "deixou magoado".
Cada criança escreve um bilhetinho para um colega que "deixou magoado".
Cantinhos
Nos murais de sala, alguns cantinhos
podem ser organizados. Exemplos: "Recadinhos do Coração" (os alunos
fixam bilhetes para crianças que retornam às aulas após um período de faltas,
expressam sentimentos espontâneos ou observações sobre as atitudes dos colegas,
por meio da escrita ou do desenho... e a docente vai trabalhando e
estimulando.)
"Galeria do posso, não
posso"
Cada aluno confecciona duas telas em
pintura expressando por meio de desenhos atitudes de grupo- "posso, não
posso".
A professora expõe as telas e discute-se,
a partir daí, as normas de atitudes entre os integrantes da turma que irão
vigorar durante o período letivo.
Dessa forma, o comprometimento é
maior, ou seja, são eles que elaboram, as regras.
Confeccionar dobraduras como: Avião da PAZ
Os alunos fazem a dobradura do avião,
escrevem mensagens de PAZ e passeando pelo colégio, com a professora, jogam-nos
pelas janelas das demais salas de aula. É só aguardar o resultado!
A Árvore da Vida
Essa dinâmica foi feita por algumas
professoras em reunião com Pais.
Na sala estará exposto um desenho de tronco de árvore e na raiz está escrito: "Ser feliz"!
O professor propõe que os pais escrevam uma mensagem de 2º semestre para os filhos, ou para "tal" bimestre. Solicita, porém, que não registrem o nome da criança e que não assinem (para evitar que alunos, cujos pais faltaram à reunião, se frustrem). Os pais dobram os papéis que contém as mensagens, colocam-nos dentro das bexigas, enchem os balões e montam a árvore. Quando os alunos chegam à sala, a professora explora o "presente" deixado pelos pais com seus alunos. É uma reflexão muito válida e os alunos envolvem-se com os compromissos para o determinado período.
Os alunos podem escolher um nome para a árvore e registrar esse momento no caderno.
Dinâmica das flores
Na sala estará exposto um desenho de tronco de árvore e na raiz está escrito: "Ser feliz"!
O professor propõe que os pais escrevam uma mensagem de 2º semestre para os filhos, ou para "tal" bimestre. Solicita, porém, que não registrem o nome da criança e que não assinem (para evitar que alunos, cujos pais faltaram à reunião, se frustrem). Os pais dobram os papéis que contém as mensagens, colocam-nos dentro das bexigas, enchem os balões e montam a árvore. Quando os alunos chegam à sala, a professora explora o "presente" deixado pelos pais com seus alunos. É uma reflexão muito válida e os alunos envolvem-se com os compromissos para o determinado período.
Os alunos podem escolher um nome para a árvore e registrar esse momento no caderno.
Dinâmica das flores
A professora chega na classe com um ramalhete de flores diversificadas e alegremente fala: "Hoje trouxe flores para cada um de vocês!
Mas por que será?
Vamos, antes, conversar sobre a
beleza que cada uma destas flores possui.
João, que beleza você vê na
margarida?
E você, Gisele, fale-nos o que há de
bonito na camélia..."
Após toda exploração, a docente
distribui as flores no meio do círculo de crianças e fala: "As flores são
como as pessoas.
Uma é diferente da outra. Existe a
flor vermelha, a branca, a flor comprida, a baixa...mas todas são flores e
possuem a sua beleza.
Existe a pessoa gorda, magra, alta,
baixa...mas todas são pessoas e possuem a sua beleza."
Nesse momento a professora pode refletir
alguns valores como: respeito, a amizade e compreensão e solicitar, então, que
cada aluno escolha uma das flores para levar para casa como marco dessa
reflexão.
Essa é uma das muitas vivências que
se pode fazer com os pais numa reunião ou explicar para a mãe, citada no
exemplo acima, que essa será a estratégia utilizada pela professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário